About me

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Como proteger seu cão do barulho dos fogos

Juntamente com a chegada das festas juninas e de fim de ano , surgem também os famosos fogos de artifício. E para quem tem um cachorro sabe muito bem como é estressante para eles lidar com os barulhos feitos por explosivos. Geralmente os pets costumam ficar agitados e extremamente assustados quando os fogos começam. Pois eles ficam expostos a altos níveis de ruídos.
 E para ajudar a amenizar o sofrimento do seu cachorro, iremos mostrar uma maneira muito simples. Uma técnica chamada Tellington Touch.
 A técnica, desenvolvida por Linda Tellington-Jonesse baseia na informação de que animais que possuem esse tipo de pavor também têm grande sensibilidade nas regiões traseiras, patas e orelhas.
Sendo assim, a técnica consiste em atar o cão com um pano para que a circulação sanguínea das regiões extremas do corpo seja estimulada, e assim, amenizar as tensões localizadas no dorso do animal e diminuir a irritabilidade.

Veja como como proteger o cachorro do barulho dos fogos fazendo o truque do pano:

Como-proteger-o-cachorro-do-barulho-dos-fogos-truque-do-pano (1)

Utilizando uma faixa de um tecido macio e firme, amarre o seu cachorro de forma que a faixa englobe peito e dorso (formando um oito), mas certifique-se que não esteja exatamente sobre a coluna.

 Como-proteger-o-cachorro-do-barulho-dos-fogos-truque-do-pano (1) 

POR QUE FUNCIONA?

O efeito da pressão da faixa sobre o corpo do cachorro influencia no sistema nervoso dele, que recebe a informação sensitiva, envia ao cérebro e o deixa mais calmo, visto que essa pequena pressão ativa seu sistema nervoso autônomo.
Tudo isso faz com que sua psique e tronco entram em harmonia, causando a sensação de segurança e deixando o cão menos agitado. O efeito pode variar em cada cachorro, dependendo do nível de fobia que ele possui.
 Como-proteger-o-cachorro-do-barulho-dos-fogos-truque-do-pano (2) 
De acordo com Helena Truksa, bióloga com foco em psicologia e especializada em comportamento animal na Ethos Animal, a técnica funciona, mas não pode ser considerada como a salvação. Pois o efeito pode variar em cada cachorro, dependendo do nível de fobia que ele possui.
Contudo, ela diz que “os cães sentem-se mais seguros em locais pequenos e apertados, e as faixas e camisetas desenvolvidas com essa finalidade, simulam esta sensação.
Mas complementa dizendo que “isso não quer dizer que o cachorro vai ficar tranquilo […] apenas vai ter menos medo da situação”, ressalta Truska.

Nenhum comentário:

Postar um comentário