About me

sábado, 18 de junho de 2016

Dicas para cortar sua franja e penteados com ela -vem ver!

cabelos-com-franja-1
franja é um daqueles clássicos de beleza: nunca sai de moda. Além disso, é superestilosa, tanto que é difícil encontrar alguma celebridade ou supermodelo que nunca tenha usado. Prova desse poder é que depois de algumas temporadas escondida, ela voltou a fazer sucesso no verão do hemisfério norte e, como tudo o que bomba por lá logo desembarca por aqui, resolvi fazer um post sobre o tema. Afinal só quem já teve franja alguma vez na vida (eu!) sabe o quanto ela pode ser trabalhosa.
Calma, se você está louca para passar a tesoura na sua eu dou todo o apoio! Mas queria dividir com vocês algumas coisinhas que aprendi por experiência própria

O secador se tornará seu melhor amigo

É triste, mas é verdade. Depois de cortar a franja você vai sentir saudades do tempo em que lavava o cabelo, penteava e podia sair com ele molhado mesmo. Até quem tem os fios bem lisos costuma passar pelo problema, já que ela costuma ter vida própria e ficar amassada, escorrida, desestruturada,entre outras coisas mais

Tem que lidar com a oleosidade

Mesmo que o seu cabelo seja seco, pode ter certeza que em alguma parte do dia a franja ficará oleosa. Isso porque a testa tende a ser uma das áreas do nosso rosto que mais concentra oleosidade, ou seja, a franja ficará oleosa bem antes do restante do cabelo. Não adianta lutar contra isso, mas para não precisar lavá-la toda vez que o problema acontecer, faça do shampoo seco um aliado.
BeFunky_null_11.jpg1

As visitas no salão serão mais frequentes

Esqueça aquela história de ir ao cabeleireiro a cada três meses. Se você tiver franja provavelmente não conseguirá adiar a visita por mais de 15 dias. Sim, as pontinhas crescem rápido e como num passe de mágica começam a incomodar, cair no olho, pinicar, perder a forma…


Escolher um penteado diferente

Apesar de lindas e estilosas, as franjas não são tão versáteis assim. Sabe aquele penteado lindo que você pegou como referência da internet para ir àquele casamento ou à sua formatura? Ele provavelmente não vai ficar bem com a franja, afinal ela é um elemento a mais do cabelo na hora de fazê-lo.

Deixa la crescer requer mais paciência


Nenhuma dificuldade se compara com a que você vai encontrar na hora de deixá-la crescer. Ela vai começar a cair no olho e você não poderá fazer nada para tirá-la dali. Quando tiver um pouco mais comprida, você pode colocá-la de lado, mas quem disse que ela vai ficar quietinha do jeito que você quer? Paciência e muitos grampos, meninas!

Dicas de tipos de franjas



É o tipo mais tradicional de franja. Remete a um look mais clássico e bem forte. Geralmente, é pouco repicada das pontas, para acentuar o formato geométrico.
Combina mais com cortes Chanel, curtos e estruturados ou médios e longos de fios bem retos.
Cai melhor em pessoas de rosto oval ou levemente quadradosNão é recomendada para rostos redondos, pois irá encurtar as formas e acentuar mais ainda as bochechas!
Para não ficar com o aspecto “franja de índio”, deve ser cortada de maneira mais leve, separando menos fios e repicando de maneira bem sutil as pontas.
Ela também cobre a testa assim como a franja reta, mas é cortada de maneira a formar uma suave meia lua em frente à região das sobrancelhas. O formato arredondado é ideal para desviar a atenção dos ângulos marcados de quem tem a região do queixo mais estreita (eu!), o que é chamado de rosto em Triângulo Invertido. Além disso, ressalta as maçãs do rosto, justamente a área que costuma ser o ponto forte de quem tem esse tipo de rosto.
Só posso dizer que pela primeira vez na vida cortei o cabelo com esse tipo de franja e posso afirmar que senti a diferença! Já havia usado inúmeros tipos de franja, mas nenhuma delas havia caído tão bem. Então, creio que essa história das proporções não é mera balela. É fato, meninas! Quem criou essas teorias sabia do que estava falando!
Outra vantagem é que o formato arredondado facilita diferentes penteados com a franja, sendo colocá-la para o lado ou jogá-la sobre o rosto de maneira displicente.
Essa franja não costuma cair muito bem em quem tem o maxilar largo (rosto mais quadrado), pois irá acentuar as formas e o tamanho da região.



Esse tipo de franja é bem modeninho. Ela é cortado de maneira desconexa, desfiada, com fios de tamanho diferentes.
Fica melhor em quem tem o rosto oval, que é naturalmente mais proporcional, dando suporte aos fios de tamanho irregular. Mas cuidado se tiver a testa grande. Ela pode parecer maior ainda com esse corte de franja. Mas por este motivo, pode ser uma boa pedida para rosto em formato diamante, mas em versões mais curtinhas, acima da sobrancelha.


Na verdade, todos os tipos de franja podem (e costumam) ser um pouco desfiados nas pontaspara tirar o aspecto rígido e geométrico. Mas você pode optar por cortar a franja focando no desfiado. Tal corte fica bem mais evidente quando a franja é mais curta e está bem na frente da testa.
Os fios são cortados basicamente no mesmo comprimento, mas tem suas pontas desfiadas para dar leveza e movimento à franja (e também um visual mais bagunçado, quando desejado).
É ótima para quem tem rosto quadrado, pois descontrói um pouco as formas rígidas do rosto, assim como tambémsuaviza o formato dos rostos mais redondos. Porém, quem tem rosto em triângulo invertidopoderá acentuar mais ainda a área “pontuda” do queixo.


Os variados tipos de franjas também podem ser usados na diagonal. Quem tem rosto oval pode abusar bastante dessas franjas “de ladinho”, que também são ótimas para alongar rostos redondos e também para suavizar os traços fortes de rostos quadrados (contanto que sejas usadas num comprimento mais longo).
Além disso, funcionam muito bem nos rostos com formato diamante, que costumam ter a testa bem mais estreita que as maçãs do rosto. Neste neste caso, franjas laterais desconexas vão dar a ilusão de que a área da testa é um pouco maior, amenizando a largura das maçãs do rosto.
Para um caimento mais natural, é recomendado que sejam levemente repicadas nas pontas.
Esse é o famoso “franjão“. Difere da franja em diagonal pois a quantidade de cabelo utilizada para compô-la é infinitamente superior. Começa bem atrás da onde uma franja convencional se inicia e é puxada à partir da parte posterior do cabelo e trazida toda à frente do rosto, muitas vezes cobrindo os olhos, criando um aspecto “pesado”. Há um tempo atrás ficou conhecida como “franja emo”, apesar de cortes de cabelo menos estigmatizados, como os mais curtinhos, combinarem bastante com esse estilo de franja.
É uma escolha para quem tem muita personalidade e costuma gostar de cortes de cabelos mais modernos e ousados, como o undercut.
É a mais versátil das franjas, pois não gera uma mudança extremamente radicial é possível prendê-la até em um rabo-de-cavalo. É indicada para suavizar os traços de rostos mais redondos ou quadrados.
Há quem diga que só quem tem cabelo liso pode usar franjas curtas. Não é verdade, as mulheres de cabelo ondulado e cacheados também podem conquistar uma aparência totalmente doce e feminina com uma franja ornando com seus cachinhos e com o formato de seu rosto. O único problema é que vai dar trabalho. Ao cortar a franja, você vira automaticamente uma escrava do secador (a não ser que opte por usar a franja mais ondulada e displicente).
E para não criar um contraste muito grande entre a textura natural do seu cabelo e a textura da franja, é mais aconselhável fazer este tipo de corte se a raiz do seu cabelo tender a ser mais lisa do que as pontas.

Penteados com franja

Nenhum comentário:

Postar um comentário