About me

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Alojamento para coelhos :Nada de gaiola hein

 Gaiolas, NÃO!








Expandir esta imagem Ver em tamanho real


Coelhos não devem ser criados em gaiolas. As coelheiras foram desenvolvidas para dar a ilusão aos donos de que o coelho é um animal simples e que não necessita de espaço. Isso serve para alavancar a venda desses animais, mas é um ato de maus-tratos.

A coelheira é pequena demais, o animal mal pode se mover. Algumas possuem fundo com grades. A explicação para isso é bonitinha: assim o bichinho não sujará as patas nem terá doenças por entrar em contato com as fezes e urina. Isso, porém, é uma explicação sem fundamento. Primeiro, se o animal pudesse ir e vir livremente pela casa, ele não iria sujar-se. Segundo, as fezes e urina do coelho não irão transmitir doenças para ele. Na realidade, os coelhos são animais que praticam cecotrofia, logo, suas fezes não lhes fazem qualquer mal à saúde. As grades machucam os pés dos animais, o que leva ao surgimento da pododermatite, uma doença onde surgem infecções e ferimentos nas solas dos pés do animal. Imagine passar sua vida toda dentro dum cubículo, pisando em grades... Pois é. O confinamento também prejudaca a musculatura e as pernas do animal: alguns coelhos que viveram por anos em coelheiras mal consegue andar quando são libertados, e muitos apresentam deficiências ósseas nas pernas. Além disso tudo, os animais desenvolvem comportamentos neuróticos: podem arrancar os próprios pêlos, morder suaas patas, etc.

Manter o pet na gaiola e soltá-lo algumas horas ao dia não resolve o problema. Coelhos possuem seu próprio horário. Não cabe ao dono decidir quando ele poderá sair e se exercitar. É um pet que deve ficar livre, 24horas, e cabe ao dono estar ciante disso antes de adquirir o animal. Em últimos casos, é válido mantê-lo em algum cômodo da casa enquanto você não estiver presente, como a cozinha ou um quarto de hóspedes. Assim o pet ficará num local longe de encrencas e poderá exercitar-se ao mesmo tempo.

Sobre a sujeira, não se preocupe, coelhos são muito inteligentes e aprendem a usar um banheirinho com facilidade.

2º - Solto no quintal, NÃO!

Você já deve ter visto pessoas no interior que criam seus coelhos soltos no quintal, ou numa área cercada. Esse tipo de criação é totalmente irresponsável. O animal fica exposto à mudanças de temperatura, de forma que pode facilmente pegar uma pneumonia. Pode acabar comendo todo o tipo de plantas perigosas, pode ser atacado por aves e outros animais, ficará exposto à parasitas que se alojam na terra e terá a expectativa de vida muito curta.

Isso não significa que seja impossível criar o coelho no quintal. É importante porém, fazer para ele um cercado externo bastante confortável e carpichado, nada de improvisos, ou quem pagará o pato será o pet. O cercado externo deverá ser fechado, como uma casa, com uma área aberta, e janelas para os dias de chuva ou frio. É importante que o chão não seja de terra: terra é suja, cria fungos e carrega vários parasitas como pulgas e carrapatos. O cercado externo deve ser bastante comprido, para que o animal posso correr e se exercitar. Também precisa ser bastante próximo à casa do dono, para que ele possa examinar o pet todos os dias. Muitas doenças demoram a expôr sintomas, e algumas causam óbito em poucos dias. O dono precisa estar sempre de olho no animal.





Isso também não significa que o seu coelho que vive dentro de casa não possa passear no quintal. Basta apenas ter certeza de que não existam plantas tóxicas que ele possa comer, e que o dono o acompanhe nos passeios, pois coelhos são mestres em se meterem em encrenca.

3º - Solto em casa, Sim! =3

Assim como um gato ou cão, o coelho deve ficar solto dentro de casa. É preciso escolher um local da casa para colocar o banheiro dele, e manter o banheiro no mesmo lugar: mudá-lo de local pode confundir o coelho.

Caso o dono queira, é pode-se montar um cercado ou condo, para que o coelho use como 'quarto', ou seja, um espaço onde ele entre para comer, usar o banheiro, e dormir. Mas é importante que o coelho possa ir e vir, sair e entrar quando bem entender.

Cercado-quarto:

Cercado 120x60 (meu)

Cercado 60x60 (meu)


Condo





Nenhum comentário:

Postar um comentário