About me

domingo, 3 de maio de 2015

Conselhos...

Bom... A quem devemos pedir conselhos quando precisamos tomar uma decisão importante?? Devemos ser sábios para escolher quem pedir, por que muitas vezes nós pedimos conselhos para amigos que muitas vezes não entendem do assunto e se seguirmos conselhos errados acabamos tendo consequências terríveis para nossa vida.
Hoje decidi falar sobre Roboão (o filho de Salomão) que chegou ao trono e o povo de Israel o pediu que diminuisse a carga pesada que estava sobre o povo , ele então pediu 3 dias ao povo para tomar uma decisão . Se aconselhou com os velhos sábios que disseram para aceitar o pedido do povo e mais tarde se aconselhou com os jovens que haviam crescido com ele que o aconselharam aumentar a carga sobre o povo. Roboão decidiu seguir o conselho dos mais jovens e acabou perdendo seu trono e ficando apenas com a tribo de Judá .( Por que Deus havia prometido que a descendência de Davi continuaria no trono por gerações) . Essa é basicamente a história Espero que tenham entendido e que possam usar o que aprenderam na sua via. Deus abençoe!

Passagem Bíblica:
1-Roboão foi a Siquém, onde todos os israelitas tinham se reunido para proclamá-lo rei.
2- Assim que ­Jeroboão, filho de Nebate, que estava no Egito para onde tinha fugido do rei Salomão, soube disso, voltou de lá.
3- Depois disso mandaram chamá-lo. Então ele e toda a assembléia de Israel foram ao encontro de Roboão e disseram:
4- “Teu pai colocou sobre nós um jugo pesado, mas agora diminui o trabalho árduo e este jugo pesado, e nós te serviremos”.
5- Roboão respondeu: “Voltem a mim daqui a três dias”. Então o povo foi embora.
6- O rei Roboão perguntou às autoridades que haviam servido ao seu pai Salomão durante a vida dele: “Como vocês me aconselham a responder a este povo?”
7- Eles responderam: “Se hoje fores um servo deste povo e servi-lo, dando-lhe uma resposta favorável, eles sempre serão teus servos”.
8 -Roboão, contudo, rejeitou o conselho que as autoridades de Israel lhe tinham dado e consultou os jovens que haviam crescido com ele e o estavam servindo.
9- Perguntou-lhes: “Que conselho vocês me dão? Como devemos responder a este povo que me diz: “Diminui o jugo que teu pai colocou sobre nós”?”
10 -Os jovens que haviam crescido com ele responderam: A este povo que te disse: “Teu pai colocou sobre nós um jugo pesado; torna-o mais leve”, dize: Meu dedo mínimo é mais grosso do que a cintura do meu pai.
11 -Pois bem, meu pai lhes impôs um jugo pesado; eu o tornarei ainda mais pesado. Meu pai os castigou com simples chicotes; eu os castigarei com chicotes pontiagudos[53].
12- Três dias depois, Jeroboão e todo o povo voltaram a Roboão, segundo a orientação dada pelo rei: “Voltem a mim daqui a três dias”.
13- E o rei lhes respondeu asperamente. Rejeitando o conselho das autoridades de Israel,
14- seguiu o conselho dos jovens e disse: “Meu pai lhes tornou pesado o jugo; eu o tornarei ainda mais pesado. Meu pai os castigou com simples chicotes; eu os castigarei com chicotes pontiagudos”.
15- E o rei não ouviu o povo, pois esta mudança nos acontecimentos vinha da parte do Senhor, para que se cumprisse a palavra que o Senhor havia falado a Jeroboão, filho de Nebate, por meio do silonita Aías.
16- Quando todo o Israel viu que o rei se recusava a ouvi-los, respondeu ao rei: “Que temos em comum com Davi? Que temos em comumcom o filho de Jessé? Para as suas tendas, ó Israel! Cuide da sua própria casa, ó Davi!” E assim os israelitas foram para as suas casas.
17- Quanto, porém, aos israelitas que moravam nas cidades de Judá, Roboão continuou como rei deles.
18- O rei Roboão enviou Adonirão[54], chefe do trabalho forçado, mas todo o Israel o apedrejou até a morte. O rei, contudo, conseguiu subir em sua carruagem e fugir para Jerusalém.
19 -Dessa forma Israel se rebelou contra a dinastia de Davi, e assim permanece até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário